Twitter

quinta-feira, setembro 6

UM CERTO CHE

Havia um homem que falava de flores:
Deram-lhe espinhos.
Havia um homem que falava de comida:
Deram-lhe fome.
Havia um homem que falava de reforma agrária:
Vieram-lhe os camponeses fortalecer sua trincheira.
Havia um homem que falava de justiça:
Deram-lhe o castigo.
Havia um homem que falava de igualdade social
E teve que consquistar o chão das Américas
Para pregar suas certezas.
Havia um homem que falava de sonhos:
Deram-lhe pesadelos.
Havia um homem que falava de liberdade:
Deram-lhe prisão.
Havia um homem que falava de vida:
Deram-lhe a selva boliviana
Para que morresse como herói.
Havia um homem...
Que levava a vida a espalhar sonhos.
(Texto do livro "Poema Descalço" do poeta Paiva Neves)

FRENTE EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DO RIO GRANDE DO SUL

No início da noite desta quarta-feira (5), foi lançada a Frente em Defesa dos Serviços Públicos do Rio Grande do Sul, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar da Assembléia Legislativa. O movimento encabeçado por entidades representativas dos servidores públicos e por deputados estaduais é uma reação à política de desmonte do Estado patrocinada pelo governo Yeda Crusius. A iniciativa surgiu para barrar a venda de ações do Banrisul e agora se expande para outros setores, a fim de preservar a Corsan, a CEEE e a Procergs, ameaçadas de privatização. Os integrantes da Frente farão uma visita à Famurs com o propósito de reverter a idéia de algumas prefeituras de municipalizar os serviços de abastecimento de água e de esgoto com vista à privatização ou à terceirização.

LULA ANUNCIA R$ 5 BILHÕES PARA JUVENTUDE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (5) aqueles que torcem negativamente pela realização de programas do governo. “É quase uma revoada de aves de mal agouro, não querendo que as coisas dêem certo no país”, disse o presidente durante a assinatura do chamado programa do PAC da Juventude, o ProJovem.
O ProJovem estima investimentos de R$ 5,4 bilhões até 2010, atendendo a 4,2 milhões de jovens entre 15 a 29 anos. O programa reúne quatro projetos: o ProJovem Urbano, ProJovem Campo, ProJovem Adolescente e ProJovem Trabalhador.
Emoção
Lula se emocionou ao ouvir os depoimentos de quatro jovens atendidos pelo programa. Segundo o presidente, ele também precisou de uma oportunidade pra poder realizar o que desejava, lembrando que fez até a quarta série do ensino fundamental e um curso técnico.

O presidente ouviu elogios dos jovens que prestaram seus depoimentos. Cada um contou a sua história. “É uma visão de garantia de direitos, e não de ocupação de tempo”, disse o estudante Pedro Henrique Santos, 21, de Belo Horizonte, referindo-se aos benefícios que recebeu após matricular-se no programa.
“O conhecimento vai dar segurança que o país precisa”, afirmou o agricultor Vilson Ferreira dos Santos, 28, do Paraná.
O presidente não conteve o riso ao ouvir do estudante Fabio Ferreira, 28, de Natal, que graças ao ProJovem pode dar o primeiro beijo em uma namorada. “Nunca tinha beijado nenhuma menina. O ProJovem me ensinou não só coisas básicas, mas me ensinou a viver”, disse o estudante.

quarta-feira, setembro 5

NADA É IMPOSSÍVEL DE MUDAR (Bertolt Brecht)


Desconfiai do mais trivial,
na aparência singelo.
E examinai, sobretudo,
o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada,
de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural
nada deve parecer impossível de mudar.

YEDA ENFRENTA UMA SÉRIE DE PROTESTOS EM TODO ESTADO DO RS

O governo Yeda está enfrentando uma série de protestos dos estudantes por todo Estado do RS. Na quinta-feira dia 30/8, cerca de 2 mil estudantes da rede Pública Estadual de Novo Hamburgo foram para as ruas em protesto ao projeto de “enturmação” do governo Yeda, eles também protestaram contra a falta de professores e contra o aumento da passagem que o prefeito de Novo Hamburgo decretou no mês passado. Com palavras de ordem tipo: “Estudantes na rua Yeda a culpa é tua” os estudantes caminharam da Instituição Liberato até a praça localizada no centro de NH onde trancaram a saída dos ônibus no “paradão” por cerca de 30 minutos. Já em frente ao Palácio Piratini várias categorias de servidores públicos, estudantes, professores, trabalhadores e empresários alternam-se em manifestações contra a política do governo tucano. Como disse Marco Weissheimer em seu blog RS Urgente Do jeito que vai a coisa, será preciso distribuir senhas para organizar os protestos em frente ao Palácio Piratini.

TAXA DE JUROS MANTÉM TRAJETÓRIA DE QUEDA MESMO COM CRISE INTERNACIONAL

A Reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa básica de juros Selic em 0,25 ponto percentual, de 11,5% para 11,25% ao ano.Isso confirma a saúde financeira da economia brasileira, diante da crise internacional provocada pelo mercado imobiliário nos EUA.Foi-se o tempo em que tucanos emplumados batiam asas alvoraçados em direção à Washington e ao FMI.