Este blog trata entre outras coisas da nossa política cotidiana,e, como qualquer outro veículo, tem posição política sobre os fatos que aborda.
quinta-feira, junho 5
"QUEM VAI DEFINIR É ELA" (GOVERNADORA)!

Uma das conversas mais impactantes divulgadas quarta-feira é aquela onde o ex-diretor da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) sugere ao ex-presidente do Detran, Flávio Vaz Netto, que ele converse com a governadora Yeda Crusius para saber qual a orientação que deveria ser seguida para resolver um problema relacionado aos contratos do Detran com fundações universitárias ligadas à Universidade Federal de Santa Maria. O problema em questão era a pressão que vinha sendo exercida pelo lobista tucano Lair Ferst, cujas empresas tinham sido excluídas do sistema. Nesta conversa, Dorneu Maciel diz a Vaz Netto: “Quem vai definir é ela” (a governadora Yeda Crusius). Clique AQUI para ouvir.
Outra conversa que causou grande impacto na CPI do Detran é a que traz o diálogo entre Flávio Vaz Neto e o auditor do Tribunal de Contas do Estado, Cézar Santolin. Nesta conversa, o servidor de carreira do TCE avisa o ex-presidente da autarquia da realização de uma inspeção extraordinária no departamento de trânsito para apurar irregularidades em contratos com fundações. Clique AQUI para ouvir.
Outra conversa que causou grande impacto na CPI do Detran é a que traz o diálogo entre Flávio Vaz Neto e o auditor do Tribunal de Contas do Estado, Cézar Santolin. Nesta conversa, o servidor de carreira do TCE avisa o ex-presidente da autarquia da realização de uma inspeção extraordinária no departamento de trânsito para apurar irregularidades em contratos com fundações. Clique AQUI para ouvir.
MARTINI COM OS DIAS CONTADOS PARA PRESERVAR A "JÓIA DA COROA"?

Agora, diante do conteúdo das gravações telefônicas da Operação Rodin, a cabeça de Martini pode ser entregue para preservar a “jóia da coroa”: a governadora Yeda Crusius. Na Assembléia, há quem aposte: os dias de Martini no governo estão contados.
Charge do Kayser
BALANÇO APONTA 87% DAS OBRAS DO PAC EM RITMO ADEQUADO

Os dados do quarto balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), divulgados na quarta-feira (4), mostram que, até abril, 88 obras foram concluídas nas áreas de infra-estrutura logística e energética, somando investimentos de R$ 10,1 bilhões. Das 2.120 ações acompanhadas no primeiro quadrimestre de 2008 pelo Comitê Gestor do PAC, 1.845 (87%) seguem em ritmo adequado, das quais 61% estão em andamento e deverão ser concluídas nos próximos meses; 6% estão em nível de atenção; e 2% são consideradas preocupantes. Em relação ao estágio das obras, existem 20% de ações em licitação e 14% em projeto ou licenciamento.
BUSH E A CULTURA DO LUDÍBRIO

O ex-secretário de imprensa do Presidente Bush, Scott McClellan, acaba de publicar um livro intitulado “O que Aconteceu: Dentro da Casa Branca de Bush e a Cultura do Ludíbrio em Washington”. O furor político e mediático que causou decorre de duas revelações: quando ordenou a invasão do Iraque, a Administração Bush sabia que o Iraque não tinha armas de destruição maciça (ADM) e montou uma poderosa “campanha de propaganda” para levar a opinião pública norte-americana e mundial a aceitar uma “guerra desnecessária”; os grandes meios de comunicação foram “cúmplices ativos” dessa campanha, não só porque não questionaram as fontes governamentais como porque incendiaram o fervor patriótico e censuraram as posições céticas contrárias à guerra.
quarta-feira, junho 4
A CASA CAIU

Em uma das conversas, o ex-presidente do Detran, Flávio Vaz Netto (PP), conversa com o ex-diretor da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Antônio Dorneu Maciel (PP) sobre um problema a resolver nos contratos da autarquia com fundações universitárias ligadas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O problema em questão era o descontentamento do empresário e lobista tucano Lair Ferst, cujas empresas tinham sido excluídas do esquema. Dorneu Maciel orienta Vaz Netto a conversar com a governadora e com Delson Martini para saber o que devia ser feito. O ex-diretor da CEEE revela que Lair estava muito descontente e criticava a governadora por seu hábito de “jogar uns contra os outros”. “Pelo jeito agora é guerra”, comenta Vaz Netto. A guerra em questão era a disputa entre grupos dentro do esquema.
Sem Palavras
“Confiança” não é exatamente a palavra mais apropriada para descrever o sentimento dominante na Assembléia Legislativa em relação ao governo Yeda Crusius. “A casa caiu” foi uma expressão corrente, mesmo entre deputados aliados do governo. Para o deputado Elvino Bohn Gass (PT), o conteúdo das gravações comprometem diretamente o núcleo do governo com o esquema de fraude no Detran. O presidente da CPI, deputado Fabiano Pereira (PT), manifestou-se no mesmo sentido. “As gravações dizem tudo”, resumiu o deputado Gilmar Sossella (PDT). Outro deputado do PDT, Paulo Azeredo, pediu o afastamento imediato de Martini do governo. Em posição delicada ficou o relator da CPI, deputado Adilson Troca (PSDB), que ficou visivelmente constrangido durante a exibição das gravações. Não tinha muito o que dizer.
terça-feira, junho 3
PROF. MIGUEL PARTICIPA DE DEBATE NA TV

"A água é um bem público e um recurso natural limitado dotado de valor econômico. Todos podem usufruir, mas não deveriam poluir. Se não tomarmos medidas urgentes, a água de boa qualidade se tornará escassa, aumentando os problemas ambientais, sociais, de saúde pública e econômica".
Durante a entrevista, Miguel também falou do Plano de Bacia do Rio Caí. Segundo ele, "O Plano de Bacia é resultado de um processo de planejamento participativo com objetivo de contemplar as prioridades que surgem numa bacia hidrográfica e evitar futuros conflitos. O Plano de Bacia estabelece as metas de qualidade e quantidade das águas nos trechos dos rios de acordo com aquilo que a comunidade definiu nas consultas públicas. É através de Plano de Bacia que futuramente poderemos implantar instrumentos de gestão, como o licenciamento ambiental, a outorga e a cobrança da água para financiar estações de tratamento e esgoto, reflorestamentos e recuperações das margens".
Na Foto: Miguel, Leudo Costa (apresentador) e Daniel promotor de justiça de Gravatai.
Assinar:
Postagens (Atom)