Twitter

sexta-feira, julho 10

DOIS IRMÃOS TERÁ DESFILE MILITAR COM 60 SOLDADOS

O prefeito Miguel Schwengber e o secretário da Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Fritzen, visitaram, nos últimos dias, o 16º GAC de São Leopoldo.
Na oportunidade, ficou definido que o GAC participará do desfile do 50º Aniversário de Emancipação de Dois Irmãos, no dia 10 de setembro, com
dois grupamentos de 60 soldados cada. Um deles virá como Pelotão de Operações Especiais, Banda do Exército, um blindado e as bandeiras históricas do Brasil, entre outras atrações.

PREFEITURA TEM NOVO PROCURADOR

O Dr. Marcelo Ribeiro da Silva assumiu, no dia 1º de julho, o cargo de Procurador Geral do município. Ele assume o cargo ocupado pelo Dr. Décio Giehl, que afastou-se para dedicar-se exclusivamente ao seu escritório particular.
Dr. Marcelo é servidor concursado e trabalha junto à Procuradoria Jurídica há 2 anos.

Foto: Marcelo e Décio com as colegas da Procuradoria, Sabrina e Rochele

PROFESSORES PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO

Cerca de 220 professores participaram, no último sábado, da 1ª etapa de um curso de capacitação promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Dois Irmãos.
Após o momento cultural, os presentes ouviram a psicopedagoga Asta Altreider, que falou sobre o tema “Como detectar dificuldades de aprendizagem na educação básica – educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental.
No próximo sábado, novamente no Auditório da Herval, será desenvolvida a 2ª etapa do curso, a partir das 8h. Após o Momento Cultural, haverá palestra com o Dr. Martim Dreher e com o professor Sérgio Schneider.

PROGRAMA NOVOS HORIZONTES CAPACITA JOVENS

Foram prorrogadas até o dia 23 de julho as inscrições para o Programa Novos Horizontes, que visa a iniciação de jovens no exercício de uma profissão no segmento industrial, despertando seu interesse para o trabalho e a adoção de novos hábitos e atitudes de convivência e cidadania.
O curso é fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal, SESI, SENAI e Calçados Wirth e oferece noções básicas para fabricação de calçados.
O Programa Novos Horizontes tem como público-alvo adolescentes entre 14 e 17 anos, com renda familiar baixa, que tenham concluído a 5ª série e estejam matriculados no Ensino Fundamental.
Interessados, acompanhados por responsável, podem matricular-se nas escolas municipais, mediante a apresentação de Carteira de Identidade e CPF do responsável, atestado de matrícula e comprovante de residência.

CONCURSO FOTOGRÁFICO DO MUNICÍPIO PREMIOU VENCEDORES

No último dia 25, ocorreu a premiação do Concurso Fotográfico 50 Anos de Emancipação e 180 Anos de Colonização Alemã em Dois Irmãos, que teve 31 belas fotos inscritas.
Os jurados foram Everton Fritsch, Jair Vargas, Ivone Moraes, Leticia
Schumacher e o professor de Fotografia da Feevale Donato.

VENCEDORES
CATEGORIA HUMANO
1º Lugar: Ricardo de Moraes
2º Lugar: Felipe Gribeler Backes

CATEGORIA CULTURAL
1º Lugar: Thaís Teckemeier
2º Lugar: Ricardo de Moraes

CATEGORIA NATURAL
1º Lugar: Thaís Teckemeier
2º Lugar: Felipe Gribeler Backes

Na Foto Prefeito Miguel com os vencedores do Concurso

PREFEITURA AMPLIA CRECHES DO TRAVESSÃO E SÃO JOÃO

A Prefeitura de Dois Irmãos está investindo cerca de R$ 150 mil em obras de reforma, ampliação e construção nas Escolas de Educação Infantil Jardim da Alegria (Bairro Travessão) e Vida Nova (São João).
As obras, totalizando 198,50m², prevêem ampliações de berçários, sala de aula, banheiro, despensa e áreas cobertas.
O prefeito Miguel Schwengber diz que este investimento garantirá novas vagas, mais conforto para as crianças e melhores condições de trabalho para os profissionais destas Unidades.

sexta-feira, maio 29

PRESIDENTE LULA IRONIZA SERRA SOBRE LIVROS DIDÁTICOS

O Presidente Lula aproveitou ontem a cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica para ironizar o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), pré-candidato da oposição para a eleição presidencial de 2010."Vocês nunca mais vão ver nesse país um mapa do Brasil com dois Paraguais...ou tentar fazer educação sexual num livro como se tentou fazer", disse Lula em discurso, referindo-se a livros empregados pelo sistema de educação paulista e que tiveram de ser recolhidos por conter um mapa errado e palavrões.
Lula também desafiou seus sucessores. Disse que, como o próximo presidente terá mais educação que ele, terá de fazer mais realizações no setor."Quem vier depois vai ter que saber que não pode fazer menos do que nós fizemos". afirmou. "Deus queira que seja um bicho bem competente mesmo."Ponderando que os parlamentares sempre aprovaram sem problemas matérias relacionadas à educação, o Presidente pediu ao Congresso Nacional que aprove os projetos que criam uma universidade voltada aos públicos latino-americano e africano."Se vocês (deputados e senadores) aprovarem, pelo menos vocês vão me dar o prazer de lançar a pedra fundamental (da obra das universidades)", destacou o presidente da República."A dívida que nós temos com o continente africano a gente não vai conseguir mensurar em dinheiro. A gente não vai conseguir pagar em dinheiro", argumentou."O que a gente vai fazer é contribuir com solidariedade com o continente africano e ir pagando na prestação de serviços e na transferência das coisas que nós sabemos, na transferência de tecnologia", acrescentou

Do Blog:Amigos do Presidente

NA ESCOLA DE JOSÉ SERRA: LIVRO ENTREGUE A CRIANÇAS DIZ: 'NUNCA AME. ESTUPRE'

Obra distribuída pelo governo do Estado de São Paulo, José Serra, para as salas de aula da 3ª série (estudantaes com 9 anos) possui trechos como "tome drogas", "estrangule", "odeie" e seja um pouco efeminado".
Depois de oferecer publicações com palavrões e erros de geografia, o governo José Serra (PSDB) disponibiliza agora, para alunos da 3ª série do ensino fundamental, literatura que incita violência, ódio, uso de drogas e má educação. No trecho mais chocante de "Poesia do Dia", para crianças de nove anos, há uma frase que recomenda o estupro em detrimento do amor.

O poema "Manual de Autoajuda para Supervilões", de Joca Reiners Terron, foi escrito para adolescentes, segundo o próprio autor. É repleto de ironias, sarcasmos e recursos poéticos criados, justamente, para mostrar o que um jovem não deve fazer para se tornar um vilão. Pela agressividade das palavras, porém, pode causar estragos na cabeça de uma criança.

Para a psicopedagoga Ana Cássia Maturano, a publicação não deve ser indicada pela escola em nenhuma faixa etária. "É claro que a criança não vai começar a usar drogas por causa da leitura, mas ela pode ser estimulada. Pode ficar com a ideia na cabeça. O risco demonstra o descaso da rede. Esse livro é daqueles que fica escondido, não se oferece a crianças", diz.

Para a especialista, a escolha da Secretaria de Estado da Educação --que, além de comprar, indicou o livro para leitura de alunos da 3ª série-- foi feita sem conhecimento do texto. "O título é bastante convidativo. Quem escolheu, provavelmente, não viu ou nem leu seu conteúdo. O texto é muito claro, não pode ter havido confusão", afirma.

O autor tem a mesma certeza. Alguns dos versos do trabalho são "Tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto"; e "Odeie. Assim, por esporte". "Acho que quem escolheu não leu", diz Terron. A obra é recomendada para adolescentes pelo próprio site da editora Ática (responsável pelo título).

Em nota, a direção da Abril Educação (responsável pela Ática) afirma que o livro é recomendado para 13 anos, "indicação reforçada na contracapa, na apresentação e no suplemento ao professor".

Ao todo, há 1.313 exemplares à disposição na rede. O livro foi entregue há duas semanas e compõe o programa Ler e Escrever.

O que José Serra disse? 'É uma ironia', afirma governador (Jornal Agora)

SIMON E YEDA, LIGADOS PELO MEDO DA OPERAÇÃO SOLIDÁRIA DA POLÍCIA FEDERAL

A Operação Solidária da Polícia Federal, já havia atingido em cheio o PMDB gaúcho de Pedro Simon.Uma das empresas, com indícios de fraudes em obras públicas, a MAC Engenharia, depositou R$ 267 mil na conta da empresa Fonte Consultoria Empresarial, cujos sócios são o deputado Eliseu Padilha (PMDB/RS) e sua esposa.

A Polícia Federal também encontrou envolvimento do deputado estadual e ex-presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira (PMDB) e o secretário estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba (PMDB).

Agora apareceram gravações, obtidas nesta Operação Solidária, entre Walna Villarins (tida como braço-direito de Yeda) e Neide Viana Bernardes, indiciada por crimes como formação de quadrilha, corrupção e crimes previstos na lei de licitações.

Nos diálogos de telefonemas, que a PF viu indícios de conversas cifradas sobre pagamento de propinas:

Walna: Você vai a algum banco hoje?

Neide: Não.

Walna: Aquele lá numa conta seria complicado né?

Walna: E eu vou ter a tempo?

Neide: Eu te ligo em seguidinha, tá bem?

Em outros trechos, Walna diz:

- "...tem que ser dois separados...";

- "...preciso só 20...";

- Neide pergunta se deixa no mesmo lugar e a assessora responde "esse sim, e o outro do outro lado";

- Walna diz "precisar de flores num arranjo só". "Tá bem", encerra a interlocutora.

Neide Bernardes já era apontada pela PF como responsável pelo repasse de dinheiro da Magna Engenharia para Chico Fraga (PTB), ex-secretário-geral do governo Marcos Ronchetti (PSDB) em Canoas.

São esses fatos novos que levam a oposição à Yeda, a pedirem uma CPI contra a um novo lote de escândalos da corrupção tucana.
É o envolvimento do PMDB de Pedro Simon, que leva o senador defender o abafamento de uma CPI com fatos mais do que determinados no Rio Grande do Sul, e a assinar a CPI demo-tucana da PetrobraX, pois cai como uma luva para fazer cortina de fumaça no noticiário desviando o foco do Sul para Brasília.

A que ponto chegou Pedro Simon. Trai seus antigos ideais nacionalistas enfraquecendo a Petrobras no momento em que está em questão o pré-sal, e ainda sacrifica empregos gaúchos, gerados pelos investimentos da Petrobras no estado. Tudo para abafar a corrupção de seu partido no estado.

segunda-feira, maio 18

DOIS IRMÃOS PROMOVE SEMINÁRIO REGIONAL DE PISCICULTURA

Altemir Gregolin Ministro da Aquicultura e da Pesca em Dois Irmãos
A Secretaria Municipal da Agricultura, Turismo, Indústria e Comércio e a Comissão Organizadora da Fest Feira estarão promovendo, na próxima sexta-feira, às 9h30, o Seminário Regional de Piscicultura.
O evento, que ocorrerá na Sociedade Cultural Beneficente União, no dia 22 de Maio contará com a presença do ministro da Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca, Altemir Gregolin.
O objetivo do Seminário é de debater um grande projeto de desenvolvimento da piscicultura/aqüicultura e estimular
e ampliar essa atividade produtiva que tem um mercado promissor.

Programação 22/05
Abertura: 9h30;
Danças
Apresentação da realidade e contexto pesqueiro regional;
Projeto Regional para o Desenvolvimento da Pesca;
Fala do Ministro sobre Políticas de Desenvolvimento do Setor Pesqueiro e Questionamentos;
Almoço no local do encontro;
Após o almoço: visita aos espaços da Fest-feira;
À tarde: visita à Unidade de Observação de Piscicultura e Policultivo de Carpa, em Santa Maria do Herval;
Valor do almoço: R$ 13,00 por pessoa;
Apoio: EMATER Regional, Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais e Associação dos Secretários da Agricultura dos Vales do Sinos e do Paranha.

sábado, maio 16

DOIS IRMÃOS ABRE PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO E DE COLONIZAÇÃO

Dois Irmãos abre programação de aniversário e de colonização
Uma bela cerimônia marcou a Abertura Oficial das Festividades dos 50 Anos de Emancipação de Dois Irmãos e seus 180 Anos de Colonização Alemã.
O evento, realizado na noite de quinta-feira, reuniu cerca de 250 pessoas e marca o início de um período de comemorações que visa o congraçamento e a construção de novos sonhos para a comunidade dois-irmonense.
Prestigiada pelo diretor-financeiro da Sulgas, Ademir Schneider, representando a governadora Yeda Crusius; a solenidade contou com as presenças do atual prefeito, Miguel Schwengber; vice-prefeito, Mauro Rosso; presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Fink; ex-prefeitos Justino Vier, Norberto Rübenich e Renato Dexheimer; presidente da Comissão Organizadora dos Festejos, secretário Sérgio Fritzen; e representantes dos mais variados segmentos da sociedade.
Após os pronunciamentos das autoridades, os convidados assistiram a apresentações da Associação Cultural Cantares e participaram de um coquetel. Na oportunidade, todos receberam um cartão postal da cidade e o calendário de eventos comemorativos.
O Prefeito de Dois Irmãos, Professor Miguel, diz que Dois Irmãos merece esta festa. “Estas comemorações oportunizam a extraordinária possibilidade de aprofundarmos o sentido da hospitalidade, da convivência, do respeito e da tolerância e assumi-los como valores e virtudes essenciais característicos da nossa cidade”, salienta.