
Apesar das medidas compensatórias específicas adotadas pelo Governo Federal ao longo dos últimos dois anos, como a abertura de crédito subsidiado, os parlamentares entendem que a atual política monetária implantada pelo Banco Central está prejudicando direta e seriamente o desenvolvimento dos setores exportadores, sobretudo àqueles intensivos em mão-de-obra e à agricultura, e também aos direcionados ao mercado interno que sofrem forte competição com os produtos importados.
A reunião dos deputados resultou na indicação de formação de uma Comissão Geral para tratar do assunto. A proposta foi imediatamente encaminhada ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, que se comprometeu a realizar a Comissão Geral ainda no mês de fevereiro. Através deste expediente, a política cambial passará a ser tema de debate de toda a Câmara de Deputados e discutida em plenário.
"Lamentavelmente, todo o esforço do Governo em relação ao PAC pode ser posto a perder, exatamente por causa da outra face que nunca conseguimos controlar neste Governo: a política monetária implantada pelo Banco Central. Uma Comissão Geral da Câmara de Deputados é a maneira mais forte que temos para pressionar o Governo a iniciar um processo urgente de mudanças na política cambial, pois estão em jogo milhares de empregos por todo o Brasil e a própria estabilidade econômica do País", declarou o deputado Tarcísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário