Twitter

sábado, fevereiro 16

COTAS! EU DIGO SIM!

Tenho lido pela imprensa que há estudantes, que ficaram de fora e não conseguiram se matricular devido ao Sistema de Cotas instalado em várias Universidades Públicas Federais entrando com processo judicial para garantir sua matricula. Questionam o Sistema de Cotas. (inclusive o Vereador de Dois Irmãos Marcel van Haten).
Pois bem, o Brasil teve historicamente, no aspecto legal, uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje.Veja-se, por exemplo, o Decreto nº 1.331, de 17/02/1854, que estabelecia, nas escolas públicas do país, que não seriam admitidos escravos e a previsão de instrução para adultos negros dependia da disponibilidade de professores.
Entendemos que a implementação do Sistema de Cotas, não só nas Universidades, mas também no processo de trabalho, tende a garantir a cidadania e a inclusão de negros e indígenas, além de forjar um novo modo de desenvolvimentos. O Sistema de Cotas propõe uma inovação no sistema educacional brasileiro e, além disso, estará garantindo a uma parcela da população aquilo que o Brasil negou até hoje. Está na hora de o Brasil fazer uma reparação às atrocidades sofridas até hoje pelo povo negro e indígena, precisamos de ações afirmativas. Acho mais, deveríamos estender o Sistema de Cotas à jovens carentes que não tem condições de pagar uma Universidade Particular. Hoje se formos fazer um levantamento na UFRGS, aposto que 70% dos estudantes são abastados de recursos financeiros inclusive o vereador de Dois Irmãos.
Charge: Kayser

Nenhum comentário: