Twitter

domingo, novembro 19

Requião:" Por que a Globo mente tanto? Por que a Globo desinforma? Que interesse serve a Globo?”

“Afinal de contas o que quer a Globo com o Paraná e com o nosso povo? Por que a Globo mente tanto? Por que a Globo desinforma? Que interesse serve a Globo?”, questionou o governador do Estado, Roberto Requião, sobre a série de reportagens com a qual a emissora tenta denegrir o Porto de Paranaguá. E denunciou: “Eles fazem elogio da privatização e a crítica do extraordinariamente eficiente Porto de Paranaguá”

Pressionada por empresários, governo e trabalhadores do Porto, a Globo foi obrigada a se retratar pelas “inverdades” divulgadas por pelo menos quatro jornalistas. O “erro” foi admitido na edição de sexta-feira, dia 10, do Jornal Nacional por Willian Bonner, editor-chefe e âncora da emissora.

“Nesta semana, o Jornal Nacional errou ao mencionar filas quilométricas de caminhões em Paranaguá. Estas filas praticamente sumiram desde a implantação do novo sistema de controle do embarque de cargas, em 2004”, disse Bonner.

Durante uma série, em que procura sustentar a privatização dos Portos Marítimos do Brasil, a “reportagem” do Jornal Nacional usou como exemplo de “ineficiência” da administração pública exatamente o Porto de Paranaguá, entre os mais eficientes do país. Longe de exemplificar o dia-a-dia do Porto, a “reportagem” utilizou imagens de arquivo gravadas há seis meses e durante um recadastramento, chegando a afirmar que, “o congestionamento começa no porto e chega a Curitiba - a 90 quilômetros de distância”.

Não poderia estar mais longe da verdade.

Em carta enviada à emissora, Benedito Pires Trindade, secretário de Imprensa do Governo do Paraná, esclarece à emissora que “desde que foi reorganizado pelo atual governo o Porto não tem mais filas. A nova logística exige que os caminhões que chegam ao Porto estejam com as suas cargas negociadas e prontas para serem descarregadas nos terminais e embarcadas nos navios. Hoje, reafirme-se, só desce a Paranaguá o caminhão com a carga já vendida e o embarque programado”.

Mas não foi esta a pior “inverdade” divulgada pela Globo sobre o Porto de Paranaguá.

“No Bom Dia Brasil, eles fizeram duras críticas ao Governador Roberto Requião, por causa, mais uma vez do Porto de Paranaguá”, conta Benedito Trindade. Na ocasião, o jornalismo da Globo disse que a verificação feita pelo Porto para separar a soja transgênica, “certamente deve demorar muito tempo” e que isso estaria contribuindo para formação de filas no Porto. “Senhores, para verificar se a soja é transgênica ou não, não se demora mais do que 2 minutos, como qualquer pessoa bem informada sobre esse procedimento sabe”, esclarece novamente a Secretaria de Imprensa do Governo do Paraná.

A Globo foi ainda mais além na tentativa de “demonstrar” a “ineficiência” da gestão pública: “Informaram que de janeiro a março de 2004, por causa de tantos gargalos, o Porto de Paranaguá havia exportado apenas 293 milhões de toneladas de soja, contra 669 milhões de toneladas exportadas no mesmo período do ano anterior”. Muito calmamente, Trindade responde que, “senhores, o mundo não produz 293 milhões de toneladas de soja, muito menos, 669 milhões. A atual safra mundial, segundo números otimistas, deve chegar a 224 milhões de toneladas”.

Agora, “se alguns terminais privados (caso os senhores não saibam há terminais privados no Porto) não adotam a mesma logística e às vezes se enroscam em filas, a ineficiência acaba sendo atribuída ao terminal público, como fez Pedro Bial”, em sua “Caravana” pelo Brasil. “De todo modo, caso a Globo queira ter uma noção exata do que acontece no Porto de Paranaguá pode acessar www.portosdoparana.com.br e terá ao vivo, 24 horas por dia, todas as informações que queira”, completou o secretário de governo.

Nenhum comentário: