Diante do anúncio das medidas para estimular os setores prejudicados pela cotação do dólar, feito no início da semana pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o deputado Tarcísio Zimmermann fez a seguinte manifestação: "Enfim, parece que a equipe econômica do Governo levou um puxão de orelhas do Presidente Lula".
Tarcísio, no entanto, vê com reserva as novas medidas anunciadas, que consistem, basicamente, na disponibilização de financiamentos com condições privilegiadas para os setores exportadores, na área do crédito: "Isto nós já conquistamos há mais de um ano, quando o Governo disponibilizou cerca de um bilhão de reais em linhas de crédito para os setores intensivos em mão-de-obra. Mas não foi o suficiente para resolver os problemas dos exportadores, uma vez que grande parte das empresas tem problemas cadastrais devido às suas dívidas acumuladas, ficando impossibilitadas de acessar esses créditos. Apesar de serem bem-vindos estes novos financiamentos, o que realmente precisamos, agora, são de medidas de maior profundidade que reduzam os custos da produção no País", frisou o deputado.
Tarcísio lembra, ainda, que no dia 22 de março, o Ministério da Fazenda recebeu relatórios que comprovavam o alto aumento da carga de PIS e COFINS nos últimos anos e que, portanto, o Ministério já teria tido tempo suficiente para se manifestar sobre este assunto, que é de crucial relevância para a solução da crise. "Estas medidas inicialmente anunciadas são importantes, mas continuaremos pressionando o Governo a adotar ações que efetivamente devolvam a competitividade à nossa produção, sobretudo ações que incidam sobre o campo tributário", finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário