Twitter

quarta-feira, agosto 29

A MARIONETE

Marionete é uma espécie de boneco manipulado, por fios, cabos ou varetas, usado como forma de teatro de fantoches. Constitui-se numa forma de entretenimento para adultos e crianças.
As apresentações podem ser feitas em pequenos teatros (feitos em formato de caixa, para ocultar o manipulador), teatrinhos abertos, ou mesmo sem este aparato cenográfico. A marioneta de fios, ou simplesmente marioneta, é composta por três elementos estruturais: o boneco ou figura animada, representando um ser humano, animal ou criatura antropomórfica; os fios de comando, que comunicam ao boneco os gestos e ações pretendidas pelo animador; o comando ou cruzeta, destinada à controlar os fios e os movimentos do boneco. Trata-se de uma técnica comum em diferentes culturas, mas com uma grande complexidade formal, tanto na construção da figura como do seu sistema de manipulação (comando ou cruzeta). A funcionalidade da marioneta depende de uma compreensão adequada dos seus princípios mecânicos e estruturais. Trata-se de uma arte ancestral, que evoluiu a partir de pressupostos técnicos de base, incorporando permanentemente novas tecnologias e materiais ao longo da sua história. Ela é sempre manipulada por uma mão que não aparece.
Agora coloque uma vestimenta de duende verde naquele marionete do cabelinho de anjo e olhinhos azuis (achei que esse não serviria para marionete, mas, me enganei) e faça o dançar e pular a marchinha da “situação”, pois o espataculo no circo do “chato da caverna do ratão” não pode parar. Ah e se você entrou de “Gaiato” nessa, não há problema, sente-se e curta o show das Marionetes...

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa texto é uma autobiografia, não é?
Afinal, você não passa de uma marionete, de um fantoche do Zimmermann! E, o pior, ainda recebe por isso!

Coloca vergonha nessa cara!

Unknown disse...

Muito pelo contrário nunca fui marionete de ninguém. Sempre fui eu mesmo, (que não deve ser o seu caso nem coragem de te assumir você tem) isso deve te incomodar não é? Más não de bola, pois eu não te dou nenhuma. Vergonha deve ter você, eu tenho é orgulho do trabalho sério e honesto do Dep. Tarcísio Zimmermann e é por isso que contínuo dando assessoria a ele, já você deve estar bem frustrado não é mesmo? Quem é seu Deputado? O que ele tem feito?