Twitter

sábado, novembro 17

"VEJA" A FARSA!

O repórter Jon Lee Anderson, biógrafo de Che Guevara, foi procurado há umas semanas pelo também repórter Diogo Schelp, da Veja . O objetivo era uma entrevista curta para a composição da reportagem que saiu na revista a respeito dos 40 anos da morte de Guevara.Lee Anderson é um entrevistado natural. Afinal, a própria revista, na reportagem que Anderson critica, descreve seu livro "Che Guevara", como "a mais completa biografia de Che".
Anderson respondeu a Diogo mas acabou não sendo procurado. Na semana passada, o veterano repórter de guerra da New Yorker teve acesso e leu a reportagem recentemente divulgada pela Veja sobre Che, quando então tomou a decisão de tornar pública esta resposta a Schelp, que começou a circular por email entre os jornalistas brasileiros.
Confira o conteúdo da carta já traduzida para o português:

Caro Diogo,
Fiquei intrigado quando você não me procurou após eu responder seu e-mail. Aí me passaram sua reportagem em Veja , que foi a mais parcial análise de uma figura política contemporânea que li em muito tempo. Foi justamente este tipo de reportagem hipereditorializada, ou uma hagiografia ou — como é o seu caso — uma demonização, que me fizeram escrever a biografia de Che. Tentei colocar pele e osso na figura supermitificada de Che, para tentar compreender que tipo de pessoa ele foi. O que você escreveu foi um texto opinativo camuflado de jornalismo imparcial, coisa que evidentemente não é.

Jornalismo honesto, pelos meus critérios, envolve pesquisar fontes variadas e perspectivas múltiplas, na tentativa de compreender a pessoa sobre a qual se escreve, que precisa ser situada no contexto em que viveu, tudo isso com o fim de informar os leitores, a partir de um esforço de objetividade.

O que você fez com Che é o equivalente a escrever sobre George W. Bush utilizando apenas o que lhe disseram Hugo Chávez e Mahmoud Ahmadinejad para sustentar seu ponto de vista.
No fim das contas, estou feliz que você não tenha me entrevistado. Eu teria falado em boa-fé imaginando, equivocadamente, que você fosse um jornalista sério, um companheiro de profissão honesto. Ao presumir isto, eu estaria errado. Esteja à vontade para publicar esta carta em Veja, se for seu desejo.

Cordialmente,
Jon Lee Anderson.

Nenhum comentário: